03 outubro, 2017

AS CRIANÇAS E OS TELEMÓVEIS

Hoje fui à papelaria da escola do meu filho mais novo. Enquanto aguardava na fila, assistia a esta nova febre de telemóveis que se propaga à velocidade da luz. Ver adolescentes agarrados àquele demónio já me vou habituando. Mas ver miúdos e miúdas entre os 9 e 12 anitos, sentados, uns ao lado dos outros, cada um munido do seu equipamento a jogar...confesso! Fiquei amargurada! É certo que não são todos. É certo que a grande maioria ainda se dedica às atividades mais tradicionais no intervalo: correr, uns atrás dos outros, brincar, queimar os últimos cartuchos antes de entrarem para a sala de aula. Mas ainda assim, não me foi indiferente ver a quantidade de telemóveis em idades tão tenras.
Muitas vezes os motivos que levam os pais a proporcionarem estes equipamentos aos seus filhos estão ligados à segurança, o puderem estar em contacto permanente com os seus filhos, etc. etc. Mas, sem grandes estudos aprofundados ou validados, os nossos filhos certamente que pagam um preço muito alto e provavelmente dificultamos ainda mais a vida aos professores.
Não sei para onde isto caminha...