03 novembro, 2016

E mais São Tomé

Chama-se Lagoa Azul e percebe-se porquê!
Fica perto do centro de São Tomé e é assim este pedaço de azul rodeado de um verde exuberante, de águas quentes e cheias de riquezas. Há sempre muita vida e eu até vi um peixe balão!. De quando em quando aparece um pescador na sua embarcação (canoa) que nos cumprimentam com um largo riso.


O mercado de São Tomé.

A primeira vez que aqui vim voltei para trás. O calor que se fazia sentir, os cheiros do mercado, das motas e os seus motores barulhentos, as moscas por todo lado, fizeram-me desistir...
Mas insisti e ainda bem que o fiz! É um local onde a riqueza e abastança desta filha se manifesta. É a prova de que o criador ordenou que nada faltasse nesta ilha: na quantidade e diversidade das frutas, na quantidade e qualidade do pescado.
Aqui compra-se fruta pão, bananas (São Tomé tem 7 variedades), mangas, cocos, limas, mamão, papaia, jaca, pimenta, açafrão, piri-piri, atum fresco, boca grande (o nosso espadarte), pão, etc...
É aqui que me abasteço antes de regressar a Portugal e este mercado é um local obrigatório para quem vem visitar esta ilha.