Experimentei e gostei!
Pode ser feito com qualquer peixe.
Puré de batata
ingredientes:
batata
leite
manteiga
sal e pimenta a gosto
Levar as batatas descascadas a cozer com um pouco de sal.
Quando cozidas, retirar a água e reduzir a puré com a varinha mágica. Juntar uma colher de chá de manteiga, 1 chávena de café de leite, sal e pimenta, mexer e reservar.
Recheio de peixe
ingredientes
2-3 postas de peixe qualquer (cavala, maruca, pescada, salmão, bacalhau, etc)
1 cebola grande ou 2 pequenas
azeite, 1/2 colheres de sopa
alho
queijo ralado
2 gemas de ovo
Cozer o peixe com um pouco de sal. Depois de cozido desfiar e retirar todas as espinhas.
Levar a cebola cortada em meias luas numa frigideira , com o azeite. Deixar fritar sem queimar. Juntar os alhos laminados e ir sempre mexendo. Depois da cebola frita juntar o peixe desfiado. Dar umas voltas com a colher de pau e reservar.
Num tabuleiro de ir ao forno, colocar metade do puré de batata e depois colocar por cima todo o recheio (peixe com a cebola). Colocar de seguida o restante puré de batata. Mexer as gemas de ovo com um garfo numa tijela, colocar por cima da camada de puré, e com a ajuda de uma espátula ou garfo espalhar bem as gemas.
Levar ao forno, previamente aquecido, durante 10 minutos e depois ligar o gratinador mais 5 minutos.
Antes de servir poderá ralar diretamente para a travessa alguma sobra de queijo mais seco, para disfarçar um pouco o aroma do peixe.
Servir com uma salada de tomate e alface.
Nota: Para o meu filho mais novo que tem uma relação difícil com a cebola😀, faço num tabuleiro à parte para ele. Onde coloco apenas o puré de batata e no meio um pouco do peixe desfiado antes de ser envolvido na cebola. Tudo o resto igual 😏
Bom apetite