03 maio, 2018

A PÁSCOA EM FEZ, MARROCOS

Foi a minha primeira visita a Marrocos, mais concretamente a Fez. Já há muito que pretendia aventurar-me por aqui e desta vez foi o destino que escolhemos, aproveitando as férias escolares. Nós e os nossos miúdos ficámos 3 dias na Medina de Fez onde dizem ter mais de 9 mil ruelas. Não as contei e provavelmente não conheci nem metade. Mas, por onde andei, ficar-me-á para sempre na memória. É realmente toda uma cultura fascinante, mística com um povo cheio de personalidade e muito acolhedor. Em nenhum momento senti medo ou insegurança. Há sim o choque inicial por se tratar, para mim, de um local completamente desconhecido e diferente de outros sítios onde estive. 
Quando chegámos de táxi, previamente combinado com o alojamento/Riad (aconselho) chegámos a uma ponta da Medina e do nada, vimos-nos num labirinto de ruelas, atrás de um dos empregados do Riad que parecia correr ao invés de andar :).
Assim que entrámos no Riad respirámos de alívio ao mesmo tempo que ficámos de boca aberta pela beleza do Riad (como poderão ver nas fotos). Foi-nos oferecido imediatamente um chá de menta delicioso. Desde o fabuloso pequeno-almoço, à  disponibilidade dos colaboradores em responderem às minhas 1000 perguntas, acho que não podíamos ter escolhido melhor onde dormir as 3 noites.
Após a chegada e munidos de alguns mapas andámos pelas ruas agitadas da Medina e não mais parámos. Uma vezes perdidos, algumas vezes pedimos ajuda, outras houve em que pagámos essa ajuda mas sempre com o espírito livre, descontraído e ansioso por conhecer e ver mais.

A nossa primeira visita a Marrocos e certamente não ficaremos por aqui.

O Riad inde ficámos alojados

Mais Riad

Vista do Terraço do Riad

Tinturaria de Fez

Algumas burkas...

O pequeno almoço no Riad


Se alguêm quiser traduzir...

Coisas bonitas

O Jardim regado por este lago

Coisas boas de comer

Chá de menta, what else!

Mais uma linda porta

Coisas bonitas

Os burros sempre muito carregados :(

Sumo de laranja, foram muitos!

Coisas bonitas de vestir

Tratamentos para o cabelo

Mais pequeno almoço

Mais pequeno almoço

Arquitetura de Fez

As praças em Fez sempre muito concorridas

Uma das 9 mil ruelas de Fez...

Coisas bonitas e coloridas