25 março, 2013

Joaninha A TALENTOSA

Este Domingo foi muito especial e deveu-se a uma pessoa muito especial: Joana Vasconcelos.

Esta artista brilhante transferiu as suas magnificas obras directamente do Palácio de Versailles para o Palácio da Ajuda.

Ainda não tive a oportunidade de conhecer a morada do Rei Luís XIV, ainda...mas tenho a certeza que as obras desta portuguesa sentiram-se muito orgulhosas entre o espolio e decoração da nossa Rainha D. Maria Pia.

Começo pelas peças de Joana. São vindas de outro mundo. Lindas, cheias de criatividade que como as estrelas, cada uma tem o seu brilho próprio. Uma atrás da outra, uma fila de genialidade e talento.

E quando pensamos que não nos pode surpreender mais, eis que surge outra escultura, ainda mais fabulosa que a anterior. Tão igualmente especial. Todas elas têm um denominador comum: um apontamento do nosso artesanato português: de norte a sul e ilhas e mais não digo....

O Palácio proporciona o lugar perfeito para cada uma das obras expostas. Estas estão espalhadas pelas várias alas do Palácio onde outrora viveu uma Rainha que ainda muito jovem, chegou directamente do Brasil para ocupar o seu lugar de Rainha de Portugal.

Este cargo para o qual se preparou desde muito cedo trouxe-lhe muita responsabilidade. Permitiu-lhe viver e desfrutar desta Palácio sublime, encantador com a sua grande família, mas trouxe-lhe amarguras que a deixaram demente, vencida pelo desgosto provocado pela morte do seu filho e Rei D. Carlos I e o neto herdeiro.

As camas reais, a sala de leitura, a sala da música, a sala de fumos, a sala de refeições, a sala do trono real, está tudo lá para ser admirado por nós, por si. E como se não bastassem todas as obras de arte da Joana, a magia do Palácio, as salas imensas, os tectos trabalhados, a nossa história e património, ainda podemos avistar das imensas janelas, uma vista sobre o rio Tejo e Lisboa...um quadro vivo da nossa cidade emoldurado nas cortinas de veludo escarlate.

Fomos em família espreitar como viviam os Reis. Gostámos todos e muito e recomendamos muitíssimo.